Oficinas de Arte Drag

Ativo 8_2x.png
Ativo 4_2x.png

Afinal, o que é, o que caracteriza, Drag, também conhecida no Brasil como Transformista? Basicamente é uma expressão artística, um fazer, no mínimo, secular, que envolve  cultura, articulação de linguagens artísticas para montar um espetáculo, ou para a construção de um alter ego Transformista. Desde 2013 Mackaylla vem ministrando Oficinas de Arte Drag pelo Brasil, especialmente em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Abertas para todos os públicos que querem experienciar um pouco dessa criação artística, ou elaborar sua própria persona Drag. São elas: Impacto das Montadas, Alfinetes Zoadores e Gravidade Drag Queen.

IMPACTO DAS MONTADAS  Performance Drag

Essa é a maior Oficina de Arte Drag do país, com mais de 120 horas de duração nas últimas 2 edições, realizadas de maneira virtual em espaços culturais da cidade de São Paulo em 2021 (Centro Cultural da Diversidade e Casa de Cultura Chico Science Ipiranga) por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Prefeitura da Cidade de São Paulo. Em Impacto das Montadas Mackaylla defende a Arte Drag como um potente articulador de saberes, elaborando, ao mesmo tempo que ensina, números performáticos Drag que fazem parte do evento final. 
 

Oficina Impacto das Montadas I aplicado.png
Oficina Impacto das Montadas 2 aplicado.png
Ativo 7_2x.png

Não é possível falar de Arte Transformista sem falar de diversidade, de multiplicidade. Esse rico fazer artístico inclui diversas estéticas de montação a disposição dos corpos falantes. Entre estéticas monstras e amapôs, andróginas e caricatas, elaboradas por mulheres cis e trans, homens cis e trans, pessoas não binárias, a montação é para todes, e a criação proposta é autônoma. Cada participante é orientada por Mackaylla a desenvolver seu próprio show, onde é estimulado a autenticidade revelada em cena. Um espaço feito para quem quer experimentar de maneira profunda o desbunde de ser Drag no Brasil do século XXI.

 

Com seus desafios, belezas, contradições e maravilhas, numa ousada investigação da persona Transformista, ao longo do processo investigativo Mack aborda um complexo estudo de componentes da Arte Drag, passando pela performance, interpretação, história e empoderamento LGBTQIA+, dança, voz e dublagem, presença cênica, noções de adereços, estudos de gênero e decolonialidade, técnicas de maquiagem artística. Ao final do processo Mackaylla dirige um evento cênico, no formato de um Cabaré Performático Drag. 

elementos.png

Edição 1 – Centro Cultural da Diversidade

Edição 2 – Casa de Cultura Chico Science Ipiranga

ALFINETES ZOADORES Criação de adereços usando material reciclável

Envolvida com a sustentabilidade como um modo de vida, atenta a urgência da reciclagem e do consumo responsável, MAckaylla foi convidada para participar da Virada Sustentável de São Paulo com uma oficina inédita, que articulasse Drag e Sustentabilidade. Assim nasceu Alfinetes Zoadores. Recriar é algo fundamental na Arte Drag. Quando você vê uma rainha (ou rei né meus Kings?) toda montada, chiquérrima, luxuosa, tenha certeza que aqui tem muita mão de obra pra fazer coisas simples parecerem super complexas. E isso é parte importante de toda Drag: a ser capaz de transformar objetos simples em adereços incríveis. Pensando nesse refazer, recriar, reciclar, que me fez elaborar Alfinetes Zoadores.

Ativo 9_2x.png

Nessa oficina você e Mackaylla pegam objetos bem simples que iriam direto pro lixo, para transformar em adereços exclusivos que você pode usar pra montar sua Drag, para uma fantasia de carnaval, para o que você quiser. Alfinetes foi ministrada na Virada Sustentável de São Paulo e no Centro de Referência e Defesa da Diversidade. Drag é essa Rainha do Lixo que transforma tudo ao seu alcance em arte.

GRAVIDADE DRAG QUEEN
Experiência Drag

Oficina Gravidade Drag Queen 2.jpg

Uma experiência de um dia de Drag, orientado por Mackaylla e Larissa Hollywood. Passamos pela  montação (o processo de construção de um corpo Drag), dublagem, desfile, close, passos de dança, presença cênica, carão. Criei Gravidade Drag Queen em 2014 com a minha amiga, Larissa. Na época estávamos gravando nosso filme, o curta Andarilhas, para o Canal Futura, e criamos o Gravidade para angariar fundos para finalizar o curta. Gente, foi um sucesso! Para todos os gêneros, corpos, para pessoas que querem experienciar o fazer artístico Drag em poucas horas e com muita potência criativa. Gravidade foi ministrada na Escola Dança & Cia em Brasília, e no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. 

Oficina Gravidade Drag Queen.jpg
elementos.png